Bike & Tech

O Ciclismo de Estrada – 2

O ciclismo de estrada pode ser dividido basicamente em provas por etapas (stage races) e clássicas.

Published on

O ciclismo de estrada pode ser dividido basicamente em provas por etapas (stage races) e clássicas.

As primeiras, como o nome indica, são provas que acontecem ao longo de vários dias, variando, normalmente, entre 5 e 7 dias, atingindo o ápice com as três Grandes Voltas: o Tour de France, o Giro d’Italia e La Vuelta a España, estas com 21 dias.

Nessas stage races o grande campeão nem sempre é aquele que vence mais etapas, mas sim aquele que termina os 21 estágios com o menor tempo acumulado, sendo que as etapas possuem diferentes perfis, como montanhosas ou planas, destinadas a velocistas ou a escaladores, por exemplo. Assim, nem sempre os pretendentes ao título vão full gás durante todos os dias, atacando apenas quando o perfil da etapa lhes favorece.

Já nas clássicas a história é diferente. Cada dia é uma prova única, sempre beirando os 200km de extensão, onde aqueles que buscam a vitória precisam pedalar com todas as suas forças, sem pensar no dia seguinte.

As 5 maiores, mais tradicionais e mais prestigiosas clássicas são chamadas de Monumentos, sendo quatro delas, Milão-Sanremo, Tour de Flandres, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne-Liège, disputadas entre março e abril, antes das três Grandes Voltas, enquanto a última, Il Lombardia, acontece em outubro, numa espécie de encerramento da temporada.

Segue abaixo o calendário com as principais clássicas que acontecem entre fevereiro e abril:

🗓️ 25/2 🇧🇪 Omloop Het Nieuwsblad
🗓️ 4/3 🇮🇹 Strade Bianche
🗓️ 18/3 🇮🇹 Milão-Sanremo
🗓️ 26/3 🇧🇪 Gent-Wevelgem
🗓️ 29/3 🇧🇪 Dwars door Vlaanderen
🗓️ 2/4 🇧🇪 Tour de Flandres
🗓️ 9/4 🇫🇷 Paris-Roubaix
🗓️ 16/4 🇳🇱 Amstel Gold Race
🗓️ 19/4 🇧🇪 La Flèche Wallonne
🗓️ 23/4 🇧🇪 Liège-Bastogne-Liège

FONTE: Texto originalmente publicado no blog da Bike Point, a maior loja de ciclismo da América Latina.

Popular Posts

Sair da versão mobile